Cristalização
As técnicas de separação de misturas homogéneas e heterogéneas são muito úteis na atualidade.
Para separar misturas heterogéneas recorre-se a vários processos: decantação, filtração, centrifugação, extração por solvente, peneiração e separação magnética.

Filtração
Numa decantação, os componentes de uma mistura são separados por ação da gravidade. Esta pode ser decantação líquido-líquido ou sólido-líquido. A líquido-líquido permite separar dois líquidos imiscíveis por ação da gravidade, como a separação de água e azeite. A sólido-líquido permite separar uma mistura heterogénea de um sólido e de um líquido por ação da gravidade, como a separação de terra e água.
 Numa filtração ocorre a separação de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gás usando um filtro, como a separação de água e das partículas sólidas em suspensão e filtração das partículas em suspensão no ar por um aparelho de ar condicionado.

Decantação líquido-líquido


Numa centrifugação ocorre a separação de uma mistura heterogénea de sólido-líquido por rotação rápida numa centrifugadora. As máquinas de lavar roupa removem a água absorvida pelos textéis através da centrifugação.
Numa extração por solvente ocorre a separação dos componentes de uma mistura por dissolução de um deles num determinado solvente. Numa separação de terra e cloreto de sódio (sal de cozinha), este dissolve-se na água e a terra fica depositada no fundo.
Numa peneiração ocorre a separação dos componentes de uma mistura sólida de acordo com as dimensões dos "grãos" que os constituem. Na separação da farinha do farelo utiliza-se a peneiração.
Centrifugação
Numa separação magnética ocorre a separação dos componentes ferromagnéticos de uma mistura heterogénea pela ação de ímanes. Na separação de limalha de ferro de terra, aproxima-se o íman e a limalha de ferro é atraída.
A separação de misturas homogéneas pode ser feita com a cristalização, a cromatografia, a destilação simples e a destilação fracionada.
A cristalização consiste na separação de um soluto sólido a partir de uma solução líquida, por vaporização do solvente. Se pusermos a ferver uma solução aquosa de cloreto de sódio, a água ebolui e o cloreto de sódio cristaliza. Isto acontece nas salina, mas em muito maior quantidade. O leite em pó também é obtido pela vaporização da água, num processo que conserva as propriedades fundamentais do leite.
A cromatografia consiste na separação de solutos pela sua diferente rapidez de migração num meio sólido. Se pusermos um ponto em esferográfica num guardanapo de papel e se molharmos o fundo do papel com álcool ou água, o líquido tem tendência a subir e os componentes da tinta esferográfica sobem.
A destilação simples consiste na separação de componentes de uma mistura fazendo uso da diferença nas suas temperaturas de ebulição. A mistura é aquecida até à vaporização do componente mais volátil, que é conduzido até uma superfície fria onde condensa. Por fim, esse componente vai para outro recipiente. A água destilada é obtida por este processo.
A destilação fracionada consiste na separação de componentes de uma mistura com temperaturas de ebulição muito próximas, usando uma coluna de fracionamento que cria várias regiões de equilíbrio líquido-vapor, levando a uma série de microdestilações simples sucessivas, enriquecendo a fração do componente mais volátil da mistura na fase de vaporização. É o que se faz para separar o petróleo nas refinarias.




Destilação simples e fracionada
água destilada


separação magnética

peneiração

cromatografia

decantação sólido-líquido


extração por solvente
Cristalização nas salinas

0

Adicione um comentário

A carregar